NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Em janeiro, Londrina gerou 1.576 novas vagas de emprego. No comparativo com dezembro, o número representa aumento de 1,04%, que supera o crescimento de Curitiba (0,61%), do Paraná (0,59%) e até mesmo do Brasil (0,31%). Em relação a janeiro de 2011, quando o município criou 1.041 novos empregos, o desempenho foi 51,4% superior. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. 

A exemplo do País, o destaque de Londrina foi o setor de serviços, com 1.216 vagas formais, o que representa incremento de 1,74% em relação a dezembro do ano passado. Em segundo lugar está a indústria de transformação, com 204 postos com carteira assinada e crescimento de 0,74%. A construção civil ficou na sequência, com a criação de 150 novos empregos em janeiro e crescimento de 1,33% ante o mês anterior. 

A economista Lenina Formaggi, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), explica que o setor de serviços está ligado ao consumo interno e, quanto mais consolidado for este mercado, mais ele sustenta a atividade. ”O próprio consumo das famílias ajuda a manter a economia e, consequentemente, os níveis de emprego”, diz Lenina. 

Segundo ela, o setor de ensino também influencia nos serviços devido à contratação de professores e demais funcionários para o início do ano letivo. ”Ainda não temos os dados deste segmento, mas sabemos que ele também tem participação”, afirma.