NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Confederação Sindical Internacional lamenta que diferença salarial entre homens e mulheres continue superior a 20% em todo o mundo e “apela a salários dignos para todos os trabalhadores, incluindo trabalhadores informais e domiciliares”.

Por France Presse

A Confederação Sindical Internacional (CSI) pediu a regularização antes de 2030 de pelo menos metade dos 2 bilhões de empregos informais que, segundo suas estimativas, existem no mundo.

 

A afirmação foi feita por ocasião de seu congresso mundial, que acontece na Austrália de quinta a terça-feira.

 

Em relação aos salários, a CSI lamenta que a diferença salarial entre homens e mulheres continue superior a 20% em todo o mundo e “apela a salários dignos para todos os trabalhadores, incluindo trabalhadores informais e domiciliares”.

 

O movimento sindical global, que reúne 332 sindicatos e afirma representar 200 milhões de trabalhadores, pede também “medidas urgentes (…) para garantir uma taxa mínima de imposto para as empresas a nível internacional”.

No final de 2021, cem países assinaram um acordo nesse sentido sob mediação da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mas sua adoção demora devido a bloqueios em algumas regiões.

 

Diante da crise de saúde causada pela pandemia de covid-19 e pelos desafios climáticos, “queremos construir economias baseadas na prosperidade compartilhada, com garantia de emprego seguro”, disse nesta sexta-feira o secretário-geral da CSI, Sharan Burrow.

 

“Isso se traduz em um novo contrato social com seis demandas claras”: emprego, direitos, salários, proteção social, igualdade e inclusão, acrescentou.

 

Dois candidatos disputam a sucessão de Sharan Burrow no domingo, o italiano Luca Visentini e o turco Kemal Özkan.

G1

https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/11/18/sindicatos-de-todo-o-mundo-pedem-regularizacao-de-um-bilhao-de-empregos-informais.ghtml