NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Um dia apenas de propaganda no rádio e na televisão e alguns processos aguardando julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As principais ações são da coligação A União Faz um Novo Amanhã”, do candidato ao governo Osmar Dias (PDT) contra a coligação “Novo Paraná”, do candidato Beto Richa (PSDB). Uma delas foi julgada e acatada pelo juiz eleitoral Juan Daniel Pereira Sobreiro e que impede Beto Richa de usar o slogan “voto consciente” na propaganda eleitoral.

De acordo com o advogado Guilherme Gonçalves, a expressão já é usada em campanha de uma rede de televisão do estado e em propagandas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A forma como o slogan é usado pode induzir o eleitor a erro. É preciso que fique claro que votar consciente não é votar em determinado candidato”, lembrou Gonçalves. Outra ação que deve ser julgada é a que pede revisão da fórmula adotada pelos deputados da coligação do Beto que terminam seus programas pedindo voto para o ex-prefeito e candidato a governador. A alegação é que está havendo “desvirtuamento” do propósito do programa eleitoral – que dá espaço para que os candidatos a deputado se apresentem, falem de si e não de outros candidatos.

Direito de resposta
— Os advogados da coligação Novo Paraná entraram com ações menores que não fazem referência ainda com o horário eleitoral gratuito. Além da apreensão de jornal da campanha de Osmar Dias, não ocorreram ações significativas até agora. “Acho que as ações vão começar a pipocar agora. Vamos ter direito de resposta, injúria, principalmente na televisão”, prevê o  advogado Fabrício Ferreira.