NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A indústria paranaense vendeu 5,8% a mais em 2011 em comparação a 2010. O resultado fez do ano passado o de melhor faturamento para a indústria do Paraná em toda a série histórica pesquisada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) desde 1986. Além disso, com o resultado de 2011 completam-se três anos de crescimento consecutivo. Os gêneros que mais contribuíram para o bom desempenho ao longo do ano foram os de maior peso relativo na economia do Estado:  ‘Alimentos e Bebidas’ (com participação de 2,7% dos 5,80% e crescimento de 5,76%), ‘Refino de Petróleo e Produção de Álcool’ (participação de 1,6% e expansão de 12,05%) e ‘Veículos Automotores’ (participação de 1,38% e aumento de 9,61%).
 
O desempenho positivo das vendas refletiu também no nível de emprego que cresceu 3,38%. De acordo com análise do Departamento Econômico da Fiep, responsável pela pesquisa, os dois índices situam a  indústria do Paraná, para o período de 2002 a 2011,  como a de melhor desempenho entre os estados brasileiros do Sul e Sudeste.
 
“A performance do faturamento em 2011 ficou acima daquela manifestada pelo ritmo de crescimento da economia nacional, fato que vem se repetindo nos últimos anos”, observa Maurílio Schmitt, coordenador do Departamento Econômico da Fiep. Este aumento não foi apenas motivado pela elevação de postos de trabalho, da renda e das boas safras paranaenses, mas também pelo aumento significativo do crédito pessoal havido nos últimos anos, o que coloca em cheque a sustentabilidade deste aumento.
 
“Os níveis excessivos de  financiamento à demanda de bens e serviços e a não solução de problemas clássicos da economia nacional como juros superiores aos praticados em outros países, a elevada carga tributária, os excessivos encargos sociais, problemas de infraestrutura, baixo nível de poupança interna, além da falta de planejamento estratégico para o desenvolvimento do país, somado à crise internacional,  indicam que esta onda de crescimento pode não se sustentar no médio e longo prazo”, observa o economista.
Ainda de acordo com a pesquisa da Fiep, os resultados acumulados em 2011 mostram-se positivos para as vendas no Paraná (+12,58%) e para outros Estados do País (+3,23%) e negativos para o exterior (-2,39%).