NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Desempenho positivo da construção civil (0,2%) no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores ajudou a amainar o péssimo resultado da indústria, que apontou contração de 0,9%. O grande propulsor dos canteiros de obras, um dos maiores empregadores formais do país, foi o forte desempenho do crédito direcionado – recursos destinados a financiar a habitação. Diante dos dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), empresários refizeram as contas e estão otimistas em relação ao resultado de 2011 e 2012.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), por exemplo, estima que as atividades fechem o ano em alta de 4,8%. Para 2012, a previsão é expandir mais ainda: 5,2%. Mas os números não escondem uma desaceleração temporária no setor.
Para o diretor da Suporte Engenharia, Vantuil Júnior, o resultado divulgado pelo IBGE se confirma nos canteiros de obras. Ele informou que, neste ano, a construtora está registrando crescimento abaixo do esperado, de 2%, sobre o ano passado. Segundo ele, a atual conjuntura da economia levou a empresa a reduzir para a metade, de mil para 500, o número de trabalhadores contratados.
 
Mesmo diante do cenário fraco, o diretor estima um avanço a partir do próximo ano. “Para isso, estamos apostando em três projetos, com investimento de quase R$ 50 milhões. Em razão disso, também vamos ampliar para 700 o número de vagas de trabalho. Tenho certeza que a indústria vai reagir no ano que vem”, disse Vantuil.