NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A FETRACONSPAR participou durante os dias 26 à 30 de junho de 2023, da 5ª. Conferência Regional da ICM para América Latina e Caribe, realizada no Hotel Estrela da Fontana em Bogotá na Colômbia.

O evento foi organizado pela ICM – Internacional da Construção e da Madeira, e contou com a presença de mais de 200 delegados de 22 países, sendo a FETRACONSPAR a maior delegação, com 38 pessoas.

IMG_4662.jpg

A ICM realiza a Conferência em um cenário de mudanças e atenção às demandas históricas dos trabalhadores e do povo Colombiano, promovidas pelo atual governo do presidente Gustavo Petro da Colômbia.

A 5ª Conferência Regional reúne sindicalistas e representantes dos setores da construção e madeira, convidados especiais, delegados, palestrantes, acadêmicos, representantes do governo nacional e empresas multinacionais.

Todos os 20 países da América Latina e Caribe, além de outros da América do Norte e Europa, dos quais 30% são mulheres e quase 10% têm menos de 35 anos.

Edwin Palma Egea, Vice-Ministro do Trabalho da Colômbia, ao dar as boas-vindas à realização da 5ª Conferência Regional das IBW em Bogotá, lembrou que a conferência será realizada em momentos cruciais da vida profissional da Colômbia quando está sendo discutida no Congresso Colombiano, uma lei da reforma trabalhista para a formalização do trabalho, a melhoria da qualidade de vida de pelo menos 11 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, a formalização de 3 milhões de pessoas e melhores garantias para o exercício do direito de sindicalização.

Nilton Freitas, Representante Regional da ICM, manifestou-se satisfeito com a resposta ao apelo dos 117 sindicatos da região, como expressão de unidade, face ao futuro, cheio de desafios.

5ª. REUNIÃO DO COMITE REGIONAL DA JUVENTUDE

O primeiro Comitê Regional de Juventude da ICM para a América Latina e o Caribe realizou a última reunião de seu mandato na segunda-feira, 26 de maio, na cidade de Bogotá (Colômbia).

IMG_4636.jpg

Nesta reunião a FETRACONSPAR foi representada pelo diretor do STICM DE TOLEDO, companheiro GUTTIHERRY ALVES VIANA.

IMG_4593.jpg

Os membros da Comissão cessante entregaram uma lista de recomendações aos candidatos à próxima Comissão Regional, garantindo assim a continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos colegas.

IMG_4631.jpg

“Os jovens devem estar na vanguarda da incorporação de temas como mudanças climáticas, transição justa, construção limpa e defesa dos direitos dos trabalhadores LGBTQIAP+ na agenda sindical de nossos setores”, disse o presidente do Comitê, Elieser Córdoba.

Fonte: Com informações da ICM/BWI

https://www.facebook.com/BWIGlobalUnion

16ª. REUNIÃO DO COMITE REGIONAL DAS MULHERES

O Comitê Regional da Mulher (CRM) da ICM América Latina e Caraíbas se reuniu em Bogotá para avaliação das atividades realizadas nos últimos 5 anos. A reunião foi realizada na quinta-feira, 26.

O aumento da participação de mulheres em setores e sindicatos da ICM, na luta pela ratificação e implementação da Convenção 190 da OIT e nas campanhas contra a violência de gênero (no lar e não no trabalho) são relatados por lideranças de vários países.

Marta Pujadas, presidente do Comitê, afirmou que “a negociação coletiva é um poderoso instrumento para transformar a vida e o trabalho das mulheres nos setores da ICM”.

IMG_4572.jpg

O presidente regional da ICM, Denilson Pestana, reforçou o compromisso da entidade em continuar apoiando as iniciativas sindicais e promovendo a luta pela igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.

IMG_4580.jpg

O comitê regional aprovou o plano de ação regional para a promoção da igualdade de gênero 2023-2028. Além disso, o CRJ decidiu apoiar a proposta de resolução do Alto à Cultura Machista que será discutida na Conferência Regional ICM LAC.

Fonte: Com informações da ICM/BWI

https://www.facebook.com/BWIGlobalUnion

27/06 – Terça-feira

Conferência Regional Mulheres nos Ofícios da ICM

A Conferência Regional Mulheres nos Ofícios da ICM na América Latina e no Caribe está sendo realizada em um contexto de constantes mudanças devido a crises globais regionais. O ano de 2022 lançou luz sobre quase todas as ameaças existentes à humanidade e ao nosso planeta.

IMG_4761.jpg

Enquanto o mundo apenas começou a se recuperar da crise da COVID-19, a humanidade enfrentou novas crises causadas por guerras e conflitos militares, a ascensão de regimes autoritários e políticas de extrema direita, mudanças climáticas que resultaram em condições extremas de calor em alguns países, enquanto outros sofreram inundações épicas.

Para as mulheres dos setores da ICM, em que a maioria da força de trabalho é masculina, a situação no local de trabalho piorou – muitas ficaram sobrecarregadas durante a pandemia por terem filhos fora da escola; entre as que não podem trabalhar à distância, proporcionalmente mais mulheres perderam seus empregos do que seus colegas homens; nos lares, houve um aumento na taxa de violência doméstica.

Mulheres e homens da ICM América Latina e Caribe se reúnem em representação dos seus sindicatos para discutir suas experiências e desafios de trabalho antes e durante a pandemia e definir uma posição para promover a igualdade de gênero nas políticas e programas relacionados aos setores da ICM para o futuro.

3ª Conferência Regional sobre Empresas Multinacionais e Diálogo Social

IMG_4696.jpg

Outra atividade que acontece paralelamente ao evento principal é a 3ª. Conferência Regional sobre Empresas Multinacionais e Diálogo Social.

Neste grupo a FETRACONSPAR participa das discussões com os companheiros: ERMÍNIO SANT’ANA, LAURENO GRUNEVALD, ROBERTO LEAL AMERICANO, CÉSAR DE OLIVEIRA, CELSO GARAIS, MARCOS BATISTA, JOSÉ CAETANO, NILTON CAMPOS, MARCOS PIETROCHINSKI, LEANDRO CAMPOS, ANTONIO TRAJANO, ADEMIR FOGAÇA, GUTTIHERRY ALVES, JORGE PEDRO, ADRIANO CANDIDO, MANOEL BARBOSA, BRUNO MARQUES, MARCOS BERALDO, VANTEIR WAGNER, ANTONIO BARROS FRANÇA, VALDECIR ZINN, CELSO LOPES e CLODOALDO DE ALMEIDA.

As economias nacionais estão mais integradas à economia global do que nunca, e as políticas das corporações multinacionais estão aumentando seu papel e poder na definição das políticas locais. O que, quando, quanto e como essas empresas produzem está mais ligado às suas estratégias globais do que às particularidades locais. Portanto, é imperativo que os sindicatos também encontrem maneiras de organizar estratégias globais para lidar com esse contexto.

Os Acordos Marco Internacionais (AMI) e o Diálogo Social são estratégias bem-sucedidas que podem melhorar as condições de vida e de trabalho e reduzir os conflitos. Embora vários mecanismos estabeleçam responsabilidades corporativas, essas práticas ainda são incipientes nessa região.

Os sindicatos devem agir para melhorar o Diálogo Social e os Acordos Coletivos de Trabalho com empresas responsáveis, bem como aproveitar os mecanismos internacionais para pressionar as empresas que não prestam contas. Nesse sentido, esta conferência dá continuidade aos esforços da BWI para aumentar a conscientização e melhorar o diálogo social entre sindicatos e empresas multinacionais.

Seminário sobre a Rede Sindical Amazônica

IMG_4710.jpg

Por fim, temos o Seminário sobre a Rede Sindical Amazônica, e a FETRACONSPAR participa com os companheiros REINALDIM BARBOZA PEREIRA, CARLOS ROBERTO DA CUNHA, ALMIR GUEDES FERNANDES, CORNÉLIO FERREIRA, FABRICIO MONTEIRO DE OLIVEIRA, REINALCI BARBOSA PEREIRA e NILTON ANTUNES BETIM.

A Amazônia é a maior floresta do mundo. Sua superfície de 6 milhões de km2 se estende a 9 países da América do Sul, a área com mais recursos naturais da região.

As indústrias extrativista e agrícola avançam nesse sentido, promovendo desmatamento e destruição.

No entanto, a questão Amazônica não é apenas ambiental. Pelo contrário, ela possui um vasto problema social. Trinta milhões de pessoas vivem na região, com empregos precários e informais, muitos caracterizados como trabalho forçado e obrigatório.

A Rede Sindical Amazônica se reúne em Bogotá para discutir esse cenário. Num contexto de crise climática global, queremos compreender como os sindicatos e os trabalhadores organizados podem construir um ambiente de trabalho decente na região. Assim, a Amazônia é um ecossistema social que desempenha um papel vital para os sul-americanos, bem como para toda a população global no mundo.

IMG_4715.jpg