Entidades dizem que apoio de 75% da população à democracia é advertência a Bolsonaro

A pesquisa publicada neste sábado pelo Datafolha em que 75% da população se manifestam a favor da democracia é considerada por entidades de defesa dos direitos humanos uma mensagem contra as ameaças antidemocráticas de Jair Bolsonaro


Um recado contra o autoritarismo e as tentativas de ruptura institucional por parte de Jair Bolsonaro. É como entidades defensoras de direitos humanos veem o resultado da pesquisa Datafolha que aponta o apoio de 75% da população à democracia.


Reportagem da Folha de S.Paulo traz declaração nesse sentido do ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns: “A pesquisa mostra que o Brasil está convalescendo. O risco de um golpe de Estado está a exigir reação forte em prol da democracia. A pesquisa mostra que este movimento ganha corpo”.


O economista Eduardo Moreira, fundador do “Somos 70%”, grupo que pretende reunir todos os que não apoiam Bolsonaro, afirma que é importante deixar claro para Bolsonaro e seus seguidores que não se pode colocar em dúvida as balizas democráticas.


Por sua vez, Rogério Sottili, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, ressalta que a ideia cultivada pelo governo Bolsonaro de ataque às instituições não encontra respaldo na sociedade brasileira.

Fonte: Brasil247

 

Acesso Restrito

Rede NCST Sindical

ncst-rede