Livro de economista mineiro compara as gestões de Lula (PT) e FHC (PSDB)

Está disponível para compra, a 2ª edição do livro do economista José Prata Araújo "O Brasil de Lula e o de FHC - um roteiro comparativo para a disputa político-eleitoral de 2010".

A publicação faz um balanço comparativo dos governos Lula e Fernando Henrique Cardoso e divulga grandes números e argumentos para a disputa político-eleitoral deste ano.

Lançado em maio passado, trata-se de uma importante contribuição ao debate político-eleitoral em curso.

Editado pela Impresso, o livro é resultado de estudo coordenado pelo autor em que analisa os dois governos tomando por referencial os indicadores sociais e econômicos de cada gestão.

Oitenta e cinco tabelas apresentam analise de dados demonstrando "enorme superioridade do governo Lula em relação a FHC", diz o autor.

Uma delas, diz respeito à geração de empregos formais: 8,884 milhões em seis anos e 10 meses de governo. Durante a gestão de FHC, foram gerados 797 mil empregos, numa média anual de 627 mil contra 1,3 milhão do Governo Lula.

O economista também comparou o comprometimento do salário mínimo com a cesta básica, que era de 65% na gestão FHC e foi reduzida para 45% no Governo Lula, com um salário mínimo de R$ 510, desde 1º de janeiro de 2010.

Dados referentes à educação superior, habitação e saneamento básico com programas de agricultura familiar e saúde também mostram mais investimentos e resultados na administração Lula.

Prata é especialista em Direitos Sociais e é formado em economia pela PUC Minas. Foi militante sindical bancário e membro do Sindicato dos Bancários de BH e região por três gestões.

Serviço:
Título: "O Brasil de Lula e o de FHC", 2ª edição atualizada
Autor: José Prata Araújo
Editora: 188 páginas
Preço: R$ 20
Contato para aquisição: (31) 3391-3623, pela manhã

 

Acesso Restrito

Rede NCST Sindical

ncst-rede